Esportes -Ilhabela
Além das infindáveis belezas naturais o arquipélago também se destaca pela pratica de esportes. Em meio a tantos rios, cachoeiras, matas e montanhas, Ilhabela torna-se cenário ideal para a pratica esportiva seja na terra, na água ou no mar. Devido aos ventos fortes que sopram do canal de São Sebastião a ilha ficou conhecida como a capital da vela. Os mistérios do passado podem ser explorados ao mergulhar nas águas do Oceano Atlântico onde são encontradas embarcações naufragadas. Aventura, adrenalina e diversão, essa é a combinação que encontramos em Ilhabela.
Vela
As condições geográficas da ilha e do canal de São Sebastião são favoráveis a pratica de vela. Isso ocorre porque a ilha forma um obstáculo natural com as grandes ondas do mar. E também pelo efeito de canalização dos ventos voltados para o sul formando um corredor entre a Serra do mar e a Ilha com picos de mais de 1.300m. Assim torna-se possível a prática desse esporte em todas as suas modalidades fazendo da região um local de referência mundial aos praticantes. Todo ano durante o mês de julho ocorre há mais de 37 anos a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade na América do Sul concentrando cerca de 200 barcos de vela oceânica que chegam às praias do arquipélago para competir.
Projeto Navegar
Implantado em Ilhabela há quase quatro anos, o Projeto Navegar é um exemplo de inclusão social através do incentivo ao esporte. Idealizado pelo velejador lars Grael e viabilizado através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, o projeto atende a crianças e adolescentes com idade entre oito e 14 anos matriculados na rede pública de ensino. Após o término do curso, que dura cerca de cinco meses, os alunos que se destacam podem continuar se dedicando ao esporte através da Escola Municipal de Iatismo. Foi o que aconteceu com o jovem caiçara Ronyon Silva, aluno do Projeto Navegar que se sagrou Campeão Brasileiro da Classe Optimist.
Arvorismo:
A modalidade surgiu através de biólogos e pesquisadores que constantemente precisavam deslocar-se entre as copas das árvores para intensificarem suas pesquisas de campo. Com o passar do tempo tornou-se uma atividade Eco-turística que promove uma enorme integração entre homem e natureza. Podem ser feitas diferentes formas de travessias entre plataformas instaladas nas copas das árvores. Exige-se do participante muita disposição, capacidade individual para exercitar o corpo e a mente e é claro muita coragem para superar os diversos desafios que podem aparecer no meio do caminho. Como plano de fundo encontra-se a deslumbrante vista da Praia Grande.
Aqualoucos :
Em meio ao cenário deslumbrante da cachoeira da Toca , nos deparamos com Jusineldo Balbino Santana,17, Lucas de Oliveira da Silva, 16 e Joanathan três garotos que compartilham o gosto por emoções fortes e muita adrenalina. Conhecidos como ‘’Aqualoucos’’, eles literalmente surfam nas águas da cachoeira e o que é incrível deslizam de maneira rápida e dificilmente se intimidam diante das rochas escorregadias que podem encontrar no caminho. Eles trocam as praias pela emoção que a nova modalidade proporciona. O esporte tem tido uma boa adesão tanto é que existe até campeonato valendo 200 reais e uma tatuagem todo ano, esse ano acontecerá no dia 15 de Novembro e irá concentrar cerca de 20 participantes que irão passar por 4 fases: descida inicial, descida do tobogã inteiro, sair correndo e depois cair e para finalizar estilo livre. Lucas foi o ganhador do campeonato no ano passado e nos dá a dica do sucesso’’O esquema é manter a perna firme e na hora de cair, sentar’’. Haja coragem!
Mergulho :
Ilhabela é um dos lugares mais procurados por mergulhadores do mundo todo devido à quantidade de embarcações naufragadas em suas águas. O mergulho é a exploração subaquática com garrafas de ar comprimido e equipamento adequado. A Ilha das Cabras, a mais próxima do centro do município é protegida como um santuário ecológico possui fundo do mar favorável ao mergulho. Sua visitação pode ser feita a partir da praia Miúdas numa travessia a nado de mais de 50 m. Outras praias indicadas para mergulhar são: Praia do Jabaquara, Pacuíba, Pedras Miúdas, Portinho, Feiticeira, Julião, Indaiauba, Enchovas, Bonete, Serraria, Fome e Poço.
Trekking:
Caminhada de travessia que utiliza mais de um dia para ser realizada. Os percursos misturam rios, cachoeiras, matas e montanhas realizados dentro do Parque Estadual da Serra do mar. Na maioria das vezes as trilhas ocorrem entre praias e cachoeiras, proporcionando aos aventureiros curtir a natureza bem de pertinho.
Montain Bike:
Ilhabela é conhecida por ser um paraíso para praticantes de bike amadores e profissionais . As subidas e descidas que mais atraem bikers são as da praia de Castelhanos e Bonete.
Pesca:
A melhor estrutura de pesca do Brasil encontra-se em Ilhabela. O município é também conhecido como o maior pólo de pesca da enchova no país e por isso é recomendado o embarque de no máximo 20 delas por dia. A pesca esportiva é realizada próxima das costeiras sul da ilha. As lanchas saem do píer do Perequê ou da praia do saco da Capela.
Rapel:
O passeio começa com uma subida por cordas e inclui mirante, gruta do rapel e passagem por praias paradisíacas. O relevo altamente acidentado oferece diversos locais para a pratica desse esporte como: grandes pedras espalhadas até os gigantes paredões rochosos como as encostas do Pico de Baepi. Para os iniciantes nesse tipo de esporte é indicado o rapel realizado na cachoeira dos Três Tombos, próxima á praia da Feiticeira, imersa na Mata Atlântica. O acesso ao local é feito após caminhada de 20 minutos e a altura é de 30 m, a modalidade não é permitida sem a presença de monitor credenciado.
Rafting:
Atividade repleta de aventuras que desafiam os limites pessoais e coletivos além de unir as belezas de um rio preservado com o verde das matas.
Escalada:
Oferece desde pequenos paredões rochosos ideais para o treinamento de iniciantes até as encostas do Pico Baepi que exige maior nível de dificuldade.
Surf:
Mesmo a pratica do esporte não sendo tão associada a Ilhabela , ainda assim são encontrados no município um dos melhores pontos do litoral paulista com enormes ondas.
Kitesurf:
Novidade em muitas partes do mundo, o kit surf mistura as pranchas de Wind surf com a vela de parasail, alguns dos melhores esportistas brasileiros nessa categoria são nativos de Ilhabela.
Windsurf:
É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura e consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário